©2018 by humanitics. Proudly created with Wix.com

A IMPORTÂNCIA DAS REDES DE APOIO NA VIDA

June 26, 2018

Dias atrás saí de uma reunião online (de muitas que tenho participado) e dado o entusiasmo e boa energia daquele momento, tive a sensação clara do quanto é difícil a vida sem a ajuda das pessoas. Essa nitidez me fez pensar nas redes de apoio (ou redes colaborativas, como preferir) que estão presentes em nossas vidas... aquelas ajudas necessárias que precisamos e que por muitas vezes esquecemos que elas existem!

 

Quando penso em apoio surge tanta gente na minha cabeça, nos diferentes ramos de relacionamento. De bate pronto vem pessoas do meu convívio frequente: marido, mãe, irmã, tios, primos, familiares e amigos. Porém, recentemente me dei conta do quão amplo é esse universo de amparo. Existe um “punhado” de gente que está na minha vida e que posso considerar parte da na minha rede: vizinhos, grupos de estudos, mães da escola, colegas de trabalho, carona amiga, amigos do curso, companheiros do “Agora Vai”, babá, auxiliares do lar, e por aí vai.

 

Essa sensação despertou minha consciência para entender que todos que estão comigo ou passam por mim, de alguma forma fazem parte desse enredo da vida!

 

Muitas vezes esquecemos esse ponto, principalmente quando o assunto é o planejamento e estruturação de um plano de ação ou projeto. Ou então pensamos demais (acreditando não ter ajuda necessária), e acabamos por não planejar nada.

 

Mas, o que posso considerar como rede de apoio? Penso que seria: alguém para ficar com seus filhos enquanto você vai naquele workshop ou curso, um grupo de mentoria para plano negócios, o apoio financeiro em casa (enquanto estamos “caminhando para a montanha”), uma pessoa que possa consultar quando tem dúvidas, uma palavra de acolhimento e carinho, uma opinião sincera, aquelas conversas com ideias de projetos, grupos de estudos, amigos da fé e mesmo aquela forcinha nos dias difíceis (quando só queremos ser ouvidos) .... Ou seja, vale tudo!

 

Isso não significa que sua rede de apoio concordará com tudo e será só risos. Essas conversas e vivências em grupo auxiliam naquele ponto cego que você não enxerga quando está envolvido em alguma situação. É o “sair da ilha para ver a ilha”. Alguém de fora do contexto te “cutuca” naquela questão que às vezes você até sabe que existe, mas prefere não mexer e quer deixar ali quietinho - e que pode ser a chave da mudança que está esperando acontecer.

 

Interessante que, quando você entra nesse flow colaborativo, essa rede se forma tão automaticamente que você nem percebe que entrou nesse movimento e a coisa flui. Parece utopia, mas essa energia de encontros acontece! E quem nunca vivenciou um movimento parecido tem dificuldade em acreditar que realmente existem pessoas dispostas a simplesmente ajudar e caminhar ao seu lado.

 

Então, porque não seguir a sua trajetória de uma forma mais confortável e acolhedora com a sua rede de apoio? Pense nisso :)

 

 

Então, porque não seguir a sua trajetória de uma forma mais confortável e acolhedora com a sua rede de apoio? Pense nisso J

Please reload

Our Recent Posts

April 17, 2019

November 22, 2018

Please reload

Archive

Please reload

Tags

Please reload