©2018 by humanitics. Proudly created with Wix.com

O que o mundo corporativo me ensinou

September 5, 2018

Eu fui aprendiz em grandes organizações por quase 15 anos. Mas, precisei conhecer Nárnia (sair da casinha e conhecer outros mundos) para entender a importância dessa temporada no mundo das multinacionais na minha jornada pessoal.

 

Essa experiência foi fundamental para ter o aprendizado na prática. Além de reforçar minha singularidade, meus valores, gerar clareza e autoconfiança no meu processo de tomada de decisão, me preparou para co-criar meu sonho.

 

Eu aprendi a visão macro dos negócios, estratégias e diretrizes comerciais, planos de ação táticos, análise de desempenho, acompanhamento de indicadores, estudos, fluxos, processos, implantações e outras cositas mais. Aprendi a ter postura profissional, a dar e receber feedback estruturado, a me preparar com conteúdo para reuniões de trabalho e fazer gestão do tempo para ser produtiva em 8 horas de trabalho.

 

Aprendi que e-mail resolve e agiliza algumas situações, mas tirar a bunda da cadeira, fazer uma ligação e marcar uma boa reunião presencial pode ser mais produtivo e estreita laços e parcerias. Entendi que o endomarketing (marketing pessoal) é necessário para visibilidade das suas entregas (por mais bobas e pequenas que elas pareçam), e faz parte do seu plano caso queira seguir carreira ali.

 

Aprendi também a entender sobre gestão verticalizada (a tal hierarquia) - que deixa a sua voz, ideia ou opinião soar em um eco diferente daqueles com cargos mais altos que o seu. Reconheci a existência dos privilegiados, favorecidos e reconhecidos. Percebi a necessidade de lidar com meu lado político para uma boa convivência, e passei a compreender também o comportamento das pessoas que têm medo de ter ideias ‘roubadas’, que centralizam atividades e processos e que são pouco colaborativas.

 

Em síntese, tive a consciência que serei eterna aprendiz na vida e que terei ainda muito conhecimento que só será entendido a partir prática, independente do lugar e posição que eu ocupe. Porque será através de novos movimentos, de novos primeiros passos, dos ambientes participativos, dos espaços de conversa, da especialização contínua, do trabalho da mente e do convívio com outras pessoas que serei graduada, especializada, atualizada e antenada sobre os acontecimentos do mundo, dos lançamentos, das novas tecnologias e do que estiver por vir.

 

* Lembrando que essa é apenas a minha visão, opinião singela e simplista de uma serumaninha.

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

April 17, 2019

November 22, 2018

Please reload

Archive

Please reload

Tags

Please reload