APOIO OU NETWORKING?

January 14, 2020

Apoio! Networking?! Ou seria os dois?

 

Empreender é um movimento um tantinho solitário. Temos ideias, iniciamos algo, colocamos em ação... Massss queremos ouvir e falar com as pessoas não só sobre nosso projeto ou negócio, queremos simplesmente estar com pessoas.

 

Lembro de amigos que iniciaram a vida sem crachá antes de mim falando sobre solidão, sobre vazios e ausências, e sobre essa ser uma etapa do processo realmente desafiadora e emocionalmente instável. Afinal, estávamos acostumados a estar entre gente, a tomar café, a estar em reuniões, a discutir ideias e ter um padrão de rotina.

 

No começo, quando “nos libertamos do crachá”, estar sozinha não é algo tão ruim, até mesmo porque estamos na fase do alívio, da descompressão, da criação e do novo. É a falsa sensação de liberdade gostosinha!

 

Acontece que o tempo vai passando, nossa rotina vai mudando, nosso circulo de pessoas e contatos são diferentes e estar com pessoas passa a ser uma necessidade básica do processo sem crachá. Não só para evitar ‘estar sozinha’, mas também para conectar, criar laços, construir, aprender novos modelos. Utilizando um termo bem atual, aqui passa a ser onde aprendemos o significado na prática do termo “inteligência coletiva”.

 

Queremos apoio pessoal, queremos falar, desabafar, mostrar o que estamos fazendo, assim como queremos ouvir, trocar, ser mentorado e ter acesso a opiniões diferentes. Precisamos também de apoio profissional: queremos ser contratados e ter nossos serviços indicados.

 

Existem várias formas de apoio. O apoio da família, de amigos, de parceiros e da sua rede de contatos. O apoio da sua família, por exemplo, pode ser energizante ou “brochante”, depende da sua relação com eles. O apoio dos amigos pode ser o pulso inicial do seu negócio com suas indicações, como pode ter o ditado levado a ferro e fogo “amigos amigos, negócios a parte”. E o famoso networking com seus contatos, antigos colegas de trabalho e ex-clientes podem ser um bom oxigênio para seu projeto.

 

Apoio. Enxergo esse como o ponto do jogo onde se separa o joio do trigo, os homens dos meninos e... os amigos dos colegas! Aqui também é onde compreendemos nossa capacidade de preencher o vazio dos antigos contatos e criar novas conexões – super necessária para a nova jornada que irá escolher.

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

April 16, 2020

Please reload

Archive

Please reload

Tags

Please reload

 

©2018 by humanitics. Proudly created with Wix.com