©2018 by humanitics. Proudly created with Wix.com

E O DINHEIRO??

February 6, 2020

Falar de dinheiro ainda é tabu em muitas rodas de conversa. Mas é o dinheiro, justamente, umas das principais questões (e curiosidade) para um processo de decisão profissional, principalmente quando você decide empreender ou ter o trabalho com o seu propósito. E essa parte é f.!

 

É comum ouvir:

# Como você ganha dinheiro?

# Já está ganhando mais que antes?

# Você fez uma fonte de reserva antes de tomar essa decisão?

# Quanto de dinheiro precisa “juntar”?

# Com quanto dinheiro consegue viver decentemente?

 

Lembro bem de uma frase que ouvi há um tempo atrás “Antes de mudar o padrão de vida você precisa mudar o padrão de pensamento”. Essa parte sobre dinheiro que é interessante falar e “cuidar” quando estamos em cima do muro para escolher caminhos: mentalidade!

 

O que você pensa sobre:

 

# Não ter mais salário? (falei salário, e não dinheiro)

# Receber dinheiro sem data fixa?

# Viver sem 13º salário e extras (com datas fixas)?

# Vender a você mesmo e não uma empresa?

# Sua paixão, seu sonho e seu propósito são tão grandes que te faria abrir mão de um estilo de vida, de excessos e do seu padrão atual?

 

Confesso que demora um pouco cair a ficha para essas reflexões, mas, de fato, o que pega no tal padrão de pensamento é a programação de que dia o “salário cai”. Essa é a parte que tira o sono de muitos profissionais, principalmente se este ainda é calouro no empreendedorismo – para quem sempre foi profissional liberal, o efeito não é bem o mesmo, embora a preocupação seja.

Você precisa não só aprender a ganhar dinheiro, mas como gastá-lo também. Aprenderá sobre fluxo de caixa na prática, sobre a importância da reserva de emergência e finanças.

 

Lembra daquela frase que sua mãe provavelmente dizia: dinheiro não nasce em árvore? Então, é verdade! Mas, as sementes que você joga no mundo, sim, estas brotam! Aprendemos a “fazer dinheiro” em outro formato, e tudo isso irá depender do caminho que escolher, da sua coragem de se jogar e da sua especialização profissional (aquela que você de desenvolveu para seguir ou a sua bagagem até aqui – acadêmica ou carreira). Dando exemplos, tem gente que abre um negócio de venda de produtos, começa a fazer projetos freelancer, começa a trabalhar via aplicativo, vende serviço através de consultorias, assessorias e por aí vai. O lance é: precisa entender que dependerá de você e que você precisa ser um bom profissional onde quer que vá!

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

March 26, 2020

March 12, 2020

February 27, 2020

Please reload

Archive

Please reload

Tags

Please reload