Our Recent Posts

Archive

Tags

E O DINHEIRO??

Falar de dinheiro ainda é tabu em muitas rodas de conversa. Mas é o dinheiro, justamente, umas das principais questões (e curiosidade) para um processo de decisão profissional, principalmente quando você decide empreender ou ter o trabalho com o seu propósito. E essa parte é f.!

É comum ouvir:

# Como você ganha dinheiro?

# Já está ganhando mais que antes?

# Você fez uma fonte de reserva antes de tomar essa decisão?

# Quanto de dinheiro precisa “juntar”?

# Com quanto dinheiro consegue viver decentemente?

Lembro bem de uma frase que ouvi há um tempo atrás “Antes de mudar o padrão de vida você precisa mudar o padrão de pensamento”. Essa parte sobre dinheiro que é interessante falar e “cuidar” quando estamos em cima do muro para escolher caminhos: mentalidade!

O que você pensa sobre:

# Não ter mais salário? (falei salário, e não dinheiro)

# Receber dinheiro sem data fixa?

# Viver sem 13º salário e extras (com datas fixas)?

# Vender a você mesmo e não uma empresa?

# Sua paixão, seu sonho e seu propósito são tão grandes que te faria abrir mão de um estilo de vida, de excessos e do seu padrão atual?

Confesso que demora um pouco cair a ficha para essas reflexões, mas, de fato, o que pega no tal padrão de pensamento é a programação de que dia o “salário cai”. Essa é a parte que tira o sono de muitos profissionais, principalmente se este ainda é calouro no empreendedorismo – para quem sempre foi profissional liberal, o efeito não é bem o mesmo, embora a preocupação seja.

Você precisa não só aprender a ganhar dinheiro, mas como gastá-lo também. Aprenderá sobre fluxo de caixa na prática, sobre a importância da reserva de emergência e finanças.

Lembra daquela frase que sua mãe provavelmente dizia: dinheiro não nasce em árvore? Então, é verdade! Mas, as sementes que você joga no mundo, sim, estas brotam! Aprendemos a “fazer dinheiro” em outro formato, e tudo isso irá depender do caminho que escolher, da sua coragem de se jogar e da sua especialização profissional (aquela que você de desenvolveu para seguir ou a sua bagagem até aqui – acadêmica ou carreira). Dando exemplos, tem gente que abre um negócio de venda de produtos, começa a fazer projetos freelancer, começa a trabalhar via aplicativo, vende serviço através de consultorias, assessorias e por aí vai. O lance é: precisa entender que dependerá de você e que você precisa ser um bom profissional onde quer que vá!

 

São Paulo - SP

  • LinkedIn
  • Instagram

©2018 by humanitics. Proudly created with Wix.com