©2018 by humanitics. Proudly created with Wix.com

ADAPTABILIDADE

March 26, 2020

Como não falar disso na atual situação em que vivemos, né??!

 

Adaptabilidade, uma palavra que tem sido bastante utilizada ao se referir a profissionais e futuro do trabalho - soft skills, habilidades necessárias para as próximas décadas, como desenvolver tais habilidades, etc...

 

Olha só uma chamada que me traz reflexão: “Você tem adaptabilidade? Se não tem, sua sobrevivência profissional está em perigo! Mude e se adapte!”

 

Mas, vamos pensar: e quando a adaptação também é esperada das organizações? E quando o colaborador até é adaptável, mas a empresa ainda não? Falamos de sobrevivência com elas também?

 

Diante do cenário atualmente vivido com o covid-19, por exemplo, tenho visto grandes empresas não conseguirem se adaptar às novas necessidades, e serem alvos de embates pesados sobre capitalismo, economia, lucros a qualquer custo e responsabilidade social. A imagem me remete ao grande Titanic frente ao iceberg – pesado demais para manobrar o navio em tão pouco tempo. E de fato é para algumas!

 

Então, POR QUE EXIGIR E REFORÇAR TANTO ESSE PRÉ-REQUISITO EM UM PROFISSIONAL, SE ATÉ A EMPRESA TEM DESAFIOS PARA SER ADAPTÁVEL? O discurso é coerente e walk the talk?

 

Exige-se que o colaborador seja ágil, inovador, apresente soluções, pense fora da caixa, faça diferente, busque novos conhecimentos, desenvolva capacidades, saia da rotina e desligue o piloto automático. Mas e tu, grande Brutus, como participa deste ecossistema? Como aprende a lidar com a relação confiança x entrega x produtividade x resultado?

 

Veja bem, não trago essa característica como algo ruim, apenas ambíguo. A adaptabilidade é um atributo que precisará ser válido não só para pessoas, como para todos os negócios, independentemente do tamanho! Todos precisarão estar em adaptação constante aos novos mundos que surgem.

 

Por que tive a necessidade de trazer esse assunto nesse momento, se falar (e estar) em adaptação é minha realidade pós-crachá? Para confessar alguns dos meus temores, como pequena empreendedora, diante de tantas informações e caos: adaptação, cuidado, sobrevivência, constância, continuidade da minha vida e do meu negócio!

 

Olha só um pequeno exemplo de adaptação na prática de um profissional (seja liberal, autônomo, CLT, empreendedor, etc.):

  • Estar antenado ao que acontece na casa e no mundo

  • Fica atento a possíveis mudanças de rotina e roteiro (em toque de caixa)

  • Se antecipar aos acontecimentos: fazer compras, reagendar compromissos, refazer toda a agenda pessoal, profissional, da casa e da família

  • Se reinventar na vida pessoal e profissional ao receber decretos

  • Continuar sendo produtivo mesmo com o caos instaurado

  • Ser multifunções, e todas ao mesmo tempo: consultora, empreendedora, marketeira, compradora, mãe, filha, dona de casa, cozinheira, professora, cuidadora, e por aí vai.

 

Enfim, fica a questão:

 

COMO SER HARMONIOSO, RAZOÁVEL, MODERADO, RACIONAL, RESILIENTE, E CONTINUAR A BATIDA SEM SER OFENSIVO OU INVASIVO COM O MOMENTO ATUAL? AFINAL, PRECISAMOS CONTINUAR!

 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

March 26, 2020

March 12, 2020

February 27, 2020

Please reload

Archive

Please reload

Tags

Please reload