FLEXIBILIDADE x TEMPO

April 16, 2020

Flexibilidade, no seu significado, é facilidade de movimentos, agilidade, elasticidade.

Para mim, flexibilidade é ter a LIBERDADE de planejar seu TEMPO e ESPAÇO! Diga-se de passagem, flexibilidade e liberdade são parcerias de jornada.

 

 

Flexibilidade não significa menos tempo ou menos horas de trabalho. Muito pelo contrário, às vezes se tem até mais horas. Podem ter dias que você precise trabalhar mais por conta de uma entrega urgente, outros em que o fluxo de trabalho é normal, assim como pode haver dias em que você pode escolher pegar leve porque seu filho está manhoso em casa, ou porque simplesmente precisa de um tempo a mais para pensar, refletir e esperar a criatividade vir.

Quando eu imaginava minha vida sem crachá, flexibilidade era um dos pré-requisitos – o primeiro deles. Eu pensava em ser flexível mesmo, não só em tempo, como em espaço, formatos, agenda, cronograma, entregas...

 

 

Qual o cuidado que precisa ter quando o assunto é ser flexível? Clareza que a conta da compensação precisa fechar, ou seja, precisa existir ORGANIZAÇÃO para a flexibilidade não virar um processo desordenado – e sem credibilidade. Adotar controles e acompanhamentos, por exemplo, permitem que suas atividades ou projetos sejam cuidados (por você ou por outros envolvidos), e não entrem no limbo do ‘Deus dará’.

 

 

Outra questão que precisamos incluir quando falamos de flexibilidade é a PRODUTIVIDADE. Tenho quase certeza que em algum momento você já revirou os olhos de julgamento para aquela pessoa que veio falar de flexibilidade de trabalho com você, achando o “cara” um braço curto e preguiçoso, que no fundo queria menos trabalho e viver na moleza, não? Inclusive, esse também é um comportamento típico de certas empresas e gestores com a mentalidade de “permitir a flexibilidade é aceitar uma menor produtividade”.

Você acha realmente improdutivo transferir o deslocamento até uma empresa por uma reunião de alinhamento online? Você acha improdutivo reduzir as distrações dos encontros nos cafés? Você acha improdutivo trocar reuniões por e-mails? Você acha improdutivo se concentrar em pequenas tarefas e entrega-las no prazo?

Tá aí algo que precisa ser entendido, aprendido e disseminado quando se fala em flexibilidade: ENTREGA. São as qualidades das nossas entregas que passam a valer, e precisam ser consideradas – mais até do que tempo e presença!

É justamente essa equação que pode fazer a diferença para adesão dessa cultura flexível: FLEXIBILIDADE + BOAS ENTREGAS = MAIOR PRODUTIVIDADE (com possibilidade de ganho extra de +TEMPO e + DINHEIRO)

 

 

#Liberdade #Tempo #Espaço #Organização #Produtividade #Entrega

 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

April 16, 2020

Please reload

Archive

Please reload

Tags

Please reload

 

©2018 by humanitics. Proudly created with Wix.com